domingo, 24 de março de 2013

Vídeos para profissionais de saúde


O Blog do Marco Aurélio inaugura um novo marcador: Dicas de vídeos para profissionais de saúde. Você não sabe o que é um marcador? Observe a coluna do lado direito do Blog, logo abaixo do número de visitantes na página, vem a coluna “Marcadores”. Marcadores são os assuntos tratados nas diversas postagens deste Blog, ou seja, clicando em um dos marcadores, o leitor poderá ver todos os posts que trataram destes temas.

Explicação dada, vamos ao tema desta postagem. Os 2 ou 3 leitores deste Blog comentaram que além das dicas de filmes e livros para profissionais de saúde, este humilde Blog poderia divulgar alguns dos vídeos que estão disponíveis na internet e que poderiam interessar aos diversos profissionais que atuam na área da saúde. Quase que sob ameaça de que estes leitores não mais leriam as postagens do Blog resolvi aceitar. Abaixo estão as primeiras postagens com este novo marcador. Espero que curtam.

 
"POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL: Um século de luta pelo direito à saúde"
 

 
Disponível no youtube, no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=cSwIL_JW8X8, este vídeo, como diz o título, “conta a história das políticas de saúde em nosso país, mostrando como ela se articulou com a história política brasileira, destacando os mecanismos que foram criados para sua implementação, desde as Caixas de Aposentadorias e Pensões até a implantação do SUS”. Essa é versão completa, com um pouco mais de 1 hora de filme.Confira, vale a pena! 
 

A Queda dos Antimicrobianos

 

  

Essa é uma versão bem humorada sobre a resistência bacteriana aos antibióticos existentes. O autor fez uma alteração na dublagem de um trecho do filme “A Queda – as últimas horas de Hitler”. Nesta versão, Hitler é informado sobre um surto de Acinetobacter em uma UTI e em uma Unidade de Transplante de Medula Óssea. Ao argumentar que muitos antibióticos poderiam eliminá-lo, começa um diálogo sobre a resistência bacteriana causada pelo uso indiscriminado dos antibióticos. O vídeo pode ser visto no youtube, no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=Qf5PTQgmunw

 

Nenhum comentário: