quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Farmacêuticas(os) são vacinadas(os) contra a COVID-19: novos depoimentos.

 

Desde que postamos os depoimentos das farmacêuticas Marta Pereira (LEIA AQUI) e Marina Arruda (LEIA AQUI), que compartilharam conosco suas experiências com a vacina contra a COVID-19, diversos colegas nos procuraram e passaram a narrar suas experiências. Também procuramos alguns farmacêuticos que divulgaram suas experiências nas redese sociais e muitos toparam. São casos como os das colegas  Cassiane do Rio Grande do Sul e da Maria Erivanda, de Alagoas, que foram vacinadas. Além da emoção do momento, também levantam a bandeira sobre a importância de todos se vacinarem. Também tem o farmacêutico Guilherme Balarde (outro ex-aluno da USCS para quem dei aula), que foi voluntário para a pesquisa da vacina CORONAVAC, e no dia 20 de janeiro - dia do farmacêutico, recebeu uma mensagem que ele compartilhou conosco. 

Agradeço muito aos que aceitaram nosso convite, não só por dividir conosco esse momento,  mas por participarem de uma corrente do bem em torno de uma grande campanha em prol da vacinação e da vacina para todos. Continuamos à disposição para divulgar outros depoimentos! Envie seu email para oblogdomarcoaurelio@gmail.com.


👉"Olá, meu nome é Cassiane e sou Farmacêutica, atuo na Farmácia da Unidade Básica de Saúde de Boa Vista do Sul/RS. Aqui na Unidade atendemos os casos suspeitos de COVID-19 do Município e quando ocorre a prescrição de medicamentos, eu faço a dispensação/orientação para esses pacientes que estão isolados numa sala de atendimento individual, dessa forma, recebi a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus na semana passada (19/01/2021) e o meu sentimento foi de extrema gratidão e esperança, foi um momento muito emocionante para mim e para minha colega, Enfermeira Cris, que fez a aplicação da vacina. Assim, venho aqui ressaltar a importância da vacinação, pois ainda existem pessoas que não acreditam nessa vacina ou que tem medo, pois bem, saibam que as Instituições que fabricam as mesmas, são órgãos extremamente consolidados a nível mundial e que a vacina é a nossa esperança para que possamos vencer essa pandemia."   #vacinasalvavidas #vivaoSUS #acabaCOVID-19


 

👈 "Sou Maria Erivanda, Farmacêutica - Alagoas. Em Março de 2020 fomos informados quepassaríamos de Maternidade para a primeira Unidade Referência da COVID-19 do Estado! Imaginem como ficamos atordoados com uma vaga ideia do que viveríamos dali em diante! Vaga ideia sim, pois não imaginamos que deixaríamos  de comemorar vidas novas, pra em questão de dias nos afligirmos com o número de óbitos que só crescia a cada plantão... inacreditável! Mas não importava a árdua tarefa de garantir EPIs suficientes e medicamentos que nem sequer tínhamos onde conseguir....tivemos mesmo que rapidamente nos adequar e juntamente com os demais profissionais, superar os desalentos e seguir adiante definindo e aplicando novos procedimentos diariamente com um só objetivo de salvar as vidas que estavam em nossas mãos e continuamos agindo assim até hoje....nos gratificando a cada Alta!

Estou muito feliz por ter tomado a primeira dose da vacina Coronavac! Sem dúvida me sinto com forças e esperança renovadas, torcendo que a cada dia mais um grupo de pessoas possa também receber as doses que além de imunizar contra o novo coronavírus, trarão ânimo e esperança de vivermos dias melhores! Vamos nos vacinar e nos fortalecer contra a ameaça da COVID-19!".



👉 "Olá, sou Guilherme Balarde Ramos Martinez. Sou farmacêutico e estou como responsável técnico em um hospital municipal que virou referência para a Covid-19, em São Bernardo do Campo - SP. 
O dia do farmacêutico de 2021 foi o mais diferente de todos os que já vivi e com certeza ficará na memória de todos. Hoje ele foi ofuscado pelo grande marco que se iniciou na história da saúde, que foi um grande dia!! Ver meus companheiros de trabalho, inclusive os farmacêuticos, dando o primeiro passo na imunização para a covid-19 me trouxe um sabor de vitória, de conquista e de satisfação, ainda mais por tudo o que vivemos no cenário da saúde e da política. O cenário atual me fez ter mais coragem para ser voluntário no estudo da nova vacina contra a covid-19 (aquela chinesa, duvidosa e sem interesse para muitos). Me incomoda estar atravessando uma pandemia e sentir que posso fazer mais e ser voluntário foi, e sempre será, uma forma de ajudar mais um pouquinho. Justamente no dia 20/01 (no dia do farmacêutico) recebi uma mensagem do centro de pesquisas do HCFMUSP perguntando se eu poderia fazer uma visita ao centro naquele dia e confirmei a ida. Pois neste dia confirmou-se que fui vacinado e estou plenamente imunizado!
Nunca diminuam ou subestimem a ciência e as pesquisas sérias! Acreditem no profissional de saúde, eles que darão as VERDADEIRAS informações sobre a saúde! Como disse a Enfª Mônica Calazans (que discursou lindamente) no último domingo, participar de um estudo não é ser cobaia, é ser participante de uma pesquisa com o objetivo de ajudar as pessoas! Vacinem-se e incentivem as pessoas a se vacinar! Vacinas salvam vidas!"









2 comentários:

Unknown disse...

Farmacêutica a serviço no hospital Nossa Senhora da Conceição 100 % SUS em Porto Alegre vacinada hoje e muito alegre!!!! Obrigada Brasil, Obrigada SUS!!!!!!

O tal do Marco Aurélio disse...

Parabéns...muito bom. Se puder se identificar, agradecemos.