terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Sobre a eficácia da vacina do Instituto Butantan...


Desde o dia 07 de janeiro deste ano que temos acompanhado, de maneira mais entusiasmada, as informações sobre os resultados clínicos do teste de eficácia da vacina Coronavac, fruto da parceria entre o INSTITUTO BUTANTAN e a farmacêutica chinesa SINOVAC. Nessa ocasião, o Governo do Estado de São Paulo anunciou que a vacina, em teste,  evitou 78% de casos leves e 100% contra mortes, casos graves e internações nos voluntários vacinados que foram contaminados. O Brasil recebeu com alegria tal informação, principalmente porque havia uma expectativa sobre tais dados desde  23 de dezembro do ano passado. Apesar do anúncio do governo Turco, de que a mesma vacina apresentara, como resultados preliminares, uma eficácia  de 91,25% em testes realizados no País, e da Indonésia, de 65,3%, ficamos muito satisfeitos. TEMOS UMA VACINA!

Nossa alegria foi ainda maior pois, no dia 08 de janeiro, o Instituto Butantan apresentou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o pedido de uso emergencial da Coronavac. 


Hoje, após uma série de especulações, o governo paulista apresentou, em coletiva,  informações mais detalhadas sobre os testes de eficácia da vacina. Apesar de todo esforço para transformar um assunto extremamente técnico, numa linguagem que a população pudesse compreender, muita dúvida ainda pairou no ar. Talvez elas não existissem se não fosse as inúmeras "fakenews" que percorrem as redes sociais, elaboradas pelos negacionistas, que buscam questionar não somente essa, mas qualquer das vacinas que estão em testes. Assim, este humilde Blog vai tentar apresenta alguns esclarecimentos:

- Foi apresentado que a vacina apresentou, como resultado de teste de EFICÁCIA GLOBAL (considera a imunização em todos os casos de infecção - assintomáticos, leves ou graves, sem recorte de grupo), o percentual de 50,38%. 

- Os números não mudaram, as informações é que foram mais detalhadas agora. Os números apresentados anteriormente, de um índice de 100% para casos moderados e graves e de 78% para casos leves, era segmentado. A EFICÁCIA GLOBAL apresenta o índice não segmentado. 

- Apesar de parecer ser um número baixo, ele está acima do  número mínimo para aprovação na ANVISA, que é de 50%. Para se ter uma ideia, a vacina contra o rotavirus, que foi fundamental para o país, disponibilizada em 2006, tem uma eficácia entre 40 e 50%.

- Isso não significa que a vacina não é segura. Os índices de reações adversas e reações alérgicas apresentados nos testes são baixíssimos.

Veja a conclusão apresentada na coletiva: 



A ANVISA comunicou que fará reunião de sua diretoria colegiada no domingo (17/01) para deliberar sobre os pedidos de uso emergencial das vacinas Coronavac e de Oxford/AstraZeneca, desde que atendidos os pedidos de documentos faltantes e complementares. 

Para mais informações sobre os resultados apresentados hoje, sugiro a leitura do seguinte texto: OS RESULTADOS DA CORONAVAC SÃO MUITO BONS!

Para acessar a apresentação na íntegra, feita hoje pelo Governo do Estado de São Paulo, CLIQUE AQUI

E para finalizar, nosso desafio agora, como disseram na coletiva, é transformar a vacina em vacinação! Ninguém pode ter dúvidas sobre a importância da vacina. Ninguém deve ser deixado para trás. 


Fonte:

CoronaVac: vacina do Butantan tem 78% de eficácia; entenda tudo o que se sabe - Época (globo.com)

Coronavac tem 91% de eficácia, afirma governo da Turquia (uol.com.br)

Butantan entra com pedido na Anvisa para uso emergencial da CoronaVac | Revista Fórum (revistaforum.com.br)

Anvisa decidirá uso emergencial da Coronavac e da vacina de Oxford neste domingo - Nacional - Estado de Minas

É confiável? entenda a eficácia global da CoronaVac no Brasil - Coronavírus - iG

Thread by @MBittencourtMD on Thread Reader App – Thread Reader App



2 comentários:

Unknown disse...

Precisamos agora é exigir que transformem a vacina em vacinação imediatamente! E que ninguém deixe de vacinar sob pena de ajudar a perpetuar o vírus entre nós. Tenho dúvidas de como fazer isso, se o próprio presidente se diz não vacinável

O tal do Marco Aurélio disse...

Exatamente...