sábado, 23 de janeiro de 2021

Farmacêutica...e vacinada!

E a vacinação contra a COVID-19 começou no Brasil. Depois de muita expectativa, no dia 17 de janeiro a ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, aprovou o pedido de uso emergencial das vacinas CORONAVAC - da parceria do Instituto Butantan com a farmacêutica chinesa SINOVAC, e da AstraZeneca, fruto da parceria da FIOCRUZ e da Universidade de Oxford. A partir da aprovação, os grupos prioritários passaram a receber a vacina, momento que foi registrado por muitos, com a publicação de fotos e depoimentos emocionados. Infelizmente, com a vitória da ciência, passamos também a receber as fakenews, envidas pelos que não acreditam na vacina e não querem se vacinar. 

Muitas entidades e organizações passaram, então, a divulgar informações corretas sobre a vacina e a importância da vacinação. Artistas, cientistas, profissionais de saúde se uniram e, pelas redes sociais, divulgaram card e vídeos de incentivo à população.

A partir desta postagem, passaremos a divulgar o depoimento de farmacêuticos (as) que foram vacinados (as) e que estão compartilhando essa experiência histórica. Nossa gratidão por dividirem  esse momento!

A partir desta postagem, vamos divulgar os depoimentos de outros(as) colegas vacinados (as). Se é o seu caso, envie seu depoimento para oblogdomarcoaurelio@gmail.com. 

O primeiro depoimento que recebi foi de uma ex-aluna. Parabéns Marina! Muito orgulho de você.


"Olá! Meu nome é Marina Arruda, Farmacêutica, formada pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul e, neste ano de 2021, completo 10 anos de profissão. Atualmente, sou Farmacêutica do Pronto Socorro Municipal de Itabira - MG, terra do grande poeta e também Farmacêutico, Carlos Drummond de Andrade.

Somos referência Hospitalar para um microrregião de 14 municípios mineiros e diversas comunidades rurais e, como Pronto Socorro, porta de entrada para atendimentos de urgência e emergência, recebendo, consequentemente, muitos pacientes com diagnóstico positivo de Covid-19 e diversos outros que dão entrada com um diagnóstico e, aqui, são diagnosticados com Coronavírus.

Foi muito difícil esse período de pandemia para todos mas, para mim, foi extremamente complicado pois, quando a Pandemia foi declarada, em março, eu estava no último mês de gestação. Voltei ao trabalho sem perspectiva de vacina, mas, mesmo com medo de me contaminar e contaminar os meus, segui fazendo aquilo que aprendi na graduação: cuidar e zelar pela saúde do próximo. Os pacientes e os meus familiares.

A vacina chega como um sopro de esperança. O Brasil, que sempre foi referência em


Vacinação e Saúde Pública, vê os movimentos anti-vacina crescendo e, com isso, colocando em risco a imunização coletiva. Vacina não é pelo indivíduo. É pela sociedade. É por você, por mim, pelos seus e pelos meus.

Farmacêuticos, lutem pelo seu lugar na fila de Vacinação. Vocês são profissionais de Saúde e a farmácia comunitária é dos primeiros locais de saúde onde a população recorre na necessidade. 

Vacinem! Quando chegar a sua vez da fila, Vacine! Só assim conseguiremos vencer esse vírus, só assim teremos um mundo parecido com o que tínhamos antes.

Dias melhores virão! Estaremos aqui para eles!"




Nenhum comentário: