quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Como posso homenagear farmacêuticos(as) de luta?

Pois é, fui agraciado com a Comenda do Mérito Farmacêutico no último dia 20 de janeiro. Pelas minhas contas sou o 14° indicado pelo estado de São Paulo, desde a criação da Comenda, que se deu com uma Resolução do Conselho Federal de Farmácia - CFF (Resolução 323, de 16 de janeiro de 1998). Por indicação do Dr. Ely Eduardo Saranz Camargo, conselheiro federal por SP, e aprovado no Plenário do CFF, recebi o que se denomina “a mais alta condecoração da profissão farmacêutica”.
 No dia da entrega, foi lido o seguinte texto sobre minha pessoa:
A história nos dá conta de que Santos-SP foi o berço do sindicalismo brasileiro. Tantos anos de luta, geração após geração, pela defesa dos direitos dos trabalhadores certamente contribuíram para elaborar a personalidade combativa do Prof. Marco Aurélio Pereira, farmacêutico especialista em Farmacologia, formado pela Universidade Católica de Santos-SP. Tão logo iniciou sua vida profissional, Marco Aurélio abraçou as lutas do Sindicato de São Paulo e da Federação Nacional dos Farmacêuticos por melhores salários e valorização profissional. Também representou os interesses da categoria e defendeu o fortalecimento da assistência farmacêutica dentro do Conselho Municipal de Saúde de Santos.
Atualmente, é Coordenador-Geral de Gestão, do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (DAF/SCTIE/MS) tendo, como uma de suas atribuições, coordenar o Programa Farmácia Popular do Brasil. É, ainda, professor das Cadeiras de Deontologia e Fundamentos e História da Farmácia nas Universidades de Santa Cecília e Municipal de São Caetano do Sul. A primeira na capital e a segunda na região metropolitana de São Paulo”.


A emoção é ímpar. A surpresa, ainda maior. Num estado como o de SP, onde estão quase 1/3 dos farmacêuticos de todo o País, não imaginava que isso um dia me aconteceria. Recebo a medalha não como reconhecimento do que talvez tenha feito, mas como estímulo para fazer cada vez mais!

Me parece clichê dizer que penso que muitos outros farmacêuticos e farmacêuticas mereciam a medalha, muito mais do que eu! O fato é que estou sentindo, de fato, isso. Formado em 1993, vi e convivi com profissionais da mais alta qualidade e, principalmente, combatividade. Desde aqueles que foram meus mestres na faculdade até àqueles a quem dei aula. Repassando uma lista de nomes que deveriam, por justiça, receber a Comenda, não consigo ver fim. Considerando isso, acabo de lançar a “Comenda do Mérito do Blog do Marco Aurélio”, a quem chamarei carinhosamente e com pouca criatividade de: “Comenda do Mérito do Blog do Marco Aurélio” (eu disse que haveria pouca criatividade). Com ela pretendo homenagear, mas principalmente, agradecer aos que me guiaram e me fizeram trilhar o tal do “bom caminho”. Pretendo destacar profissionais e também estudantes de farmácia!

Agradeço muito ao amigo Ely, que não tenho dúvida, não levou em conta a amizade apenas como mote de sua indicação. Agradeço ao Plenário do CFF por ter aceito. Ao CRF-SP por ter prestigiado. Ao SINFAR-SP, através das palavras carinhosas de algumas pessoas que me ligaram e pela presença do amigo Glicério Diniz. Aos amigos e parentes que lá estiveram. Mas agradeço, principalmente, por todas as palavras carinhosas que recebi pelo email, redes sociais, telefonemas, parabenizando pela Comenda.

Espero contribuições dos 2 ou 3 leitores do Blog para indicar possíveis homenageados. Quando puder indicar alguém, pelo email marcoaurelio.farma@gmail.com , mande um breve currículo para que eu possa postar.

Parabéns aos demais “Comendadores”.....

12 comentários:

Sérgio Luis - Sergiofarma disse...

Parabéns Marco Aurélio. Sempre em defesa do que traz progresso a todos que caminham pelo momento de restruturação da profissão farmacêutica. E você que participou de vários debates e discussões históricas que frutificaram em projetos que hoje vem se solidificando. Nada mais justo que receba reconhecimentos que venham a lhe trazer reflexões a tudo que contruiu juntamente com os amigos que fizeram e fazem acirradas defesas a profissão farmacêutica. Que você tenha novos desafios trilhados no sucesso...

Fábio Reis disse...

Parabéns Marco você merece é um grande farmacêutico.

Cristina Ramirez disse...

Como poderia dar parabéns ao meu "AMIGO" Marco sem que viessem lágrimas aos olhos. Quando o Eli falou a respeito eu achei "até que enfim lembraram de gente como a gente" Marco você é uma inspiração para os novos e um orgulho para quem te conhece. Você merece todas as homenagens.

Augusto disse...

Conheço Marco desde os tempos de Criação no "Novo CONSELHO"..Sempre presente em plenárias do CRFSP e no sindicato.
Parabéns Marco Aurélio.
Augusto.

O tal do Marco Aurélio disse...

Sérgio, Fábio, Cris Ramirez e Augusto...muito obrigado pelas palavras! Valeu mesmo! Sabem que nunca fiz por esperar elogios, mas gostei muito pelo reconhecimento de vcs!

Alexandre Magalhães disse...

Marco, você está de parabéns! Você é merecedor com certeza dessa Comenda! Saiba que existem algumas pessoas no nosso meio sindical em quem me espelho! Você com certeza é uma delas! Sucesso cada vez maior!

Assistência Farmacêutica disse...

Marco, ainda que de forma tardia envio meus cumprimentos por sua merecida premiação.
Muito mais sucesso para você!
Abraços
Paulo A Lorandi

cleyton eduardo silva disse...

Marcão, me desculpe por ser tão tardia minha parabenização pela comenda, mas não poderia deixar de te falar isso. É com muito orgulho que digo que voce foi, é e será sempre minha inspiração como sindicalista e tento sempre lembrar de nossas conversas quando eu ainda "engatinha" no meio sindical e fui sendo lapidado para ser o sindicalista que sou hoje, lógico que não posso esquecer e jamais seria ingrato de esquece-los, mas tive outros professores dentro do SINFAR-SP como Gilda, Deodato, Glicério, Marcio Fonseca entre muitos outros, mas sem duvida voce me despertava um orgulho imenso de ser sindicalista. Portanto acho que esta comenda foi ainda tardia pelo que você fez e faz pela categoria Farmacêutica.
Meus parabéns

O tal do Marco Aurélio disse...

Alexandre, Lorandi e Cleyton, muito obrigado!

Marlene Vieira disse...

Marco Aurélio

Como representante da Universidade Católica de Santos, gostaria de parabenizá-lo por esta conquista.
Temos muito orgulho de você ter sido nosso aluno!

Marlene Vieira

Unknown disse...

Caro companheiro Marco Aurélio, até entendo a modéstia de suas palavras ao comentar a justa homenagem recebida, digo até que tardia, porém "antes da tarde do que nunca"! Vindo de alguém do seu porte não poderia ser diferente. Sem deméritos aos que já foram agrarciados com a homenagem do CFF, afirma, com tranquilidade, que essa foi, sinceramente, uma homenagem justa, como diria Chico Anisio "justissima"!! Expresso meus sinceros parabéns e toma a liberdadde de dizer que me sinto homenageado tb pelo reconhecimento ao seu trabalho!

mayra diniz disse...

Parabéns ,Marco, que alegria , foram tantas e tantas lutas, mas você merece, continue assim trilhando os caminhos do sucesso e lutando pela nossa profissão, foi com muita emoção que aceitei o convite para fazer parte do seu blog, Que você possa continuar essa caminhada com muita garra e determinação , como têm feito até aqui, nos conhecemos desde a faculdade e fomos para estados diferentes, mas a minha admiração é a mesma, espero contar com você , na publicação do livro, Parabéns,Sucesso
abços
Mayra Diniz