sábado, 2 de fevereiro de 2013

Dois destaques farmacêuticos no carnaval de 2013.

       Chegou o carnaval, festa brasileira aguardada por muitos, sejam brasileiros ou estrangeiros. O mundo se volta para este espetáculo brasileiro e as comunidades se preparam desde o último desfile. O mês de fevereiro já respira essa manifestação cultural, através de blocos, bandas, ensaios ou a partir de qualquer roda de samba formada nas esquinas do Brasil.
        No ano passado este humilde Blog já comentou sobre a relação existente entre o samba e a saúde e a profissão farmacêutica. Falamos de alguns sambas que abordaram a saúde como tema e apresentamos, para os que não conheciam, o farmacêutico-sambista Amaury Jório, fundador da Imperatriz Leopoldinense. Caso não tenha lido nenhuma destas postagens neste humilde Blog, acesse: http://marcoaureliofarma.blogspot.com.br/search/label/Carnaval .
Neste ano duas surpresas vieram a tona. Provavelmente não sejam as únicas histórias, mas foi o que este blogueiro conseguiu levantar. Em primeiro lugar um farmacêutico aparece como integrante da ala de compositores de uma tradicional escola de samba do meu querido Rio de Janeiro. A segunda, uma farmacêutica (minha ex-aluna) será rainha do carnaval do meu Estado - SP. Vejam abaixo:
 
Jorge Cavalcanti de Oliveira, farmacêutico, foi presidente da Associação Brasileira de Farmacêuticos - entidade cuja data de fundação, 20 de janeiro de 1916, passou a ser o dia de comemoração do dia do farmacêutico - e também foi Conselheiro Federal pelo Estado do Rio de Janeiro. Profissional atuante na trajetória da profissão, foi um dos soldados nas diversas batalhas pelo reconhecimento do farmacêutico enquanto profissional de saúde. Conheci o amigo Cavalcanti na luta contra o PL Marluce Pinto, na defesa do Decreto 793/93, na defesa da soberania nacional quando da aprovação da Lei de Patentes para medicamentos, entre tantas outras. Cavalcanti tem atuado firmemente na profissão e teve importante papel enquanto coordenador da comissão organizadora  do IV Congresso Brasileiro sobre Uso Racional de Medicamentos. Além de tudo o que faz, Ginho, como é conhecido no mundo do samba, tem participado há tempos na composição de sambas enredo para a sua escola, a União da Ilha do Governador. Neste ano, em conjunto com Júnior, Vinícius do Cavaco, Eduardo Conti, Professor Hugo e Jair Turra, seu samba foi campeão. A G.R.E.S. União da Ilha Governador entra na avenida homenageando o ilustre Vinícius de Moraes, com o enredo: VINICIUS, NO PLURAL. PAIXÃO, POESIA E CARNAVAL. Veja o samba enredo e a sinopse do enredo no site: http://www.gresuniaodailha.com.br/sambas/samba2013.htm . Meus parabéns para a União da Ilha e para o amigo Cavalcanti, ou Ginho, como preferir.
 
      A farmacêutica Lígia Alvares de Oliveira, formada pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul, de quem tenho orgulho de ter sido professor, formou-se em 2009. Dedicada e inteligente, Lígia também tem trilhado outros caminhos. Sua beleza e seu carisma fizeram com que nossa colega fosse eleita  a nova Musa Plus Size do Carnaval de São Paulo, na segunda edição do concurso. Para quem quiser ver o "samba no pé" desta farmacêutica, acompanhe o desfile da Mocidade Alegre de São Paulo, escola campeã de 2012. Saiba mais sobre a escola no endereço: 
Parabéns Lígia e muito sucesso sempre.
 
 
 
 
A imagem do faramcêutico Cavalcanti foi extraída de: http://www.crf-rj.org.br/crf/revista/66/10.asp.
A foto da farmacêutica Lígia foi extraída de sua página no facebook.
 

Nenhum comentário: