quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Conselho Federal de Farmácia reconsidera posição de adquirir vacina.


Depois da divulgação da notícia no site do Conselho Federal de Farmácia - CFF, no dia 29 de janeiro de 2021, de que o Conselho iria "buscar adquirir vacinas para imunizar contra a COVID-19", hoje o Conselho emitiu nota onde afirma que: "O CFF reconhece que a proposta pensada – de aquisição de vacinas – não está alinhada com os princípios que regem a Política Nacional de Imunização e o Sistema Único de Saúde, particularmente em relação à universalidade, à equidade e à integralidade. "

O CFF manifestou, inicialmente, que iria buscar diálogo com o Ministério da Saúde, "no sentido de adquirir vacinas contra a Covid-19 para imunizar os farmacêuticos em atuação no país que ainda não conseguiram se vacinar." Na matéria, o Presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter Jorge João, comentou que: "Mediante o entendimento com o Ministério da Saúde, seria uma forma de contribuir com o aumento da cobertura vacinal e, ao mesmo tempo, garantir a proteção aos farmacêuticos, especialmente de farmácias e drogarias e dos laboratórios de análises clínicas. Temos notícias de que principalmente estes colegas estão sendo preteridos em alguns planos municipais de vacinação, apesar de o plano nacional, com as diretrizes a serem seguidas por todas as prefeituras, trazer textualmente a inclusão destes profissionais e de seus auxiliares”.

Em nota divulgada hoje (11/02), além de manifestar que a proposta inicial não estaria alinhada com os princípios do PNI e do SUS, o CFF "opta por insistir no pedido de audiência feito ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para obter do poder público o cumprimento de sua obrigação legal de garantir o acesso às vacinas para todos. Nessa missão, o conselho espera contar com as demais entidades representativas de trabalhadores da saúde e do controle social".

O Conselho afirma ainda que "defende que todos os trabalhadores da saúde, bem como a população em geral, sejam imunizados o mais rapidamente possível. No caso dos trabalhadores da saúde, o conselho entende que a imunização precisa ser prioritária para que estes possam, com seu trabalho, continuar garantindo a assistência à população nessa emergência de saúde pública, que tende a registrar sua segunda onda de contágio". reitera também a sua defesa do Programa Nacional de Imunização como patrimônio da saúde pública no país, e da vacinação como uma das medidas fundamentais à contenção da pandemia.

Clique aqui e acesse a nota na íntegra. 




Fonte: 

Conselho Federal de Farmácia - Brasil - Notícia: 29/01/2021 - CFF vai buscar adquirir vacinas para imunizar contra a Covid-19

Conselho Federal de Farmácia - Brasil - Notícia: 11/02/2021 - CFF reafirma a urgência da vacinação dos farmacêuticos e a defesa do PNI


Nenhum comentário: