quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Pesquisa: Os médicos e a pandemia de Covid-19


A Associação Médica Brasileira - AMB, realizou pesquisa inédita, 
com a participação de 3.882 profissionais de Medicina de todas as regiões do País, em janeiro de 2021, intitulada "Os médicos e a pandemia de Covid-19". O levantamento on-line, por meio da plataforma Survey Monkey, foi viabilizado com representações estaduais da AMB – as denominadas Federadas da Associação Médica Brasileira.

No site da Associação, encontramos as seguintes informações sobre os resultados da pesquisa:

- "8 em cada 10 profissionais de medicina da linha de frente veem segunda onda tão ou mais grave do que a primeira".

- "7 em 10 apontam tendência de alta de mortes".

- Identifica-se "uma linha de frente da Covid-19 composta por médicos exaustos física e emocionalmente, além de apresentando outros sintomas de síndrome de Bounout.

- "Falta de leitos, de profissionais, de materiais básicos, como máscaras, luvas, proteção facial e álcool em gel, além da insuficiência de protocolos para uma assistência de maior segurança e qualidade". 

- "a assistência é impactada por recorrentes fake news e informações sem comprovação científica. Somam mais de 9 entre 10 (91,6% dos pesquisados) os que citam interferência negativa das notícias falsas, como o descrédito da Ciência, a dificuldade de os pacientes aceitarem as decisões dos profissionais de Saúde, o desprezo às medidas de isolamento e pressão para que sejam receitados medicamentos sem comprovação científica de eficácia".

-  Os médicos pesquisados também foram convidados a se posicionar sobre a cloroquina, a ivermectina e outros medicamentos. 65,3% dos entrevistados consideram a Cloroquina ineficaz (em pacientes com COVID-19). Sobre a ivermectina, 58,6% a consideram ineficaz. 



👀CLIQUE AQUI para ver a pesquisa completa



Fonte: Pesquisa inédita: Os médicos e a pandemia de Covid-19 - AMB

 



Nenhum comentário: