sábado, 1 de junho de 2013

Parabéns aos farmacêuticos de Belém do Pará pelo seu dia.

Dia 1º de junho é o Dia Municipal do Farmacêutico de Belém – PA.  A data foi instituída através da Lei 8.738/10. O Projeto de Lei nº 008/2010, de autoria do Vereador Pastor Raul Batista, foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Belém, dando origem à referida Lei.

O motivo da escolha desta data pode ser encontrada no site do Conselho Regional de Farmácia do Pará, que diz: “Este foi o dia em que há 10 anos entrara em vigor o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que passou a determinar a obrigatoriedade da assistência farmacêutica nos estabelecimentos farmacêuticos de Belém em período integral”. O site diz ainda: “O dia 1º de junho traz consigo uma trajetória de muita luta por parte da classe farmacêutica. Pois, diante do descumprimento empresarial em não contratar os profissionais capacitados a prestar assistência à sociedade após o firmamento do TAC, um movimento formado por mais de 500 farmacêuticos e liderado pela diretoria do CRF/PA, tomou as ruas de Belém para reivindicar a plena implantação de tal assistência, logo a contratação e abertura de emprego aos farmacêuticos, e ainda, a agregação da importância deste profissional à saúde da população”.


Este humilde Blog parabeniza aos profissionais farmacêuticos de Belém. Obviamente que não devemos perder de vista que o dia nacional da profissão é o dia 20 de janeiro, conforme já tratamos neste humilde espaço. No entanto, devemos lutar para que tenhamos datas que nos lembrem vitórias e esta parece ser uma data que convoca aos profissionais da linda Belém do Pará a lembrarem do quanto vale a pena lutar. Parabéns farmacêuticas e farmacêuticos de Belém.

Fonte:

Nenhum comentário: