sábado, 25 de maio de 2013

Dica de filme para profissionais de saúde sobre doença rara.


O Menino da Bolha de Plástico
(The Boy in the Plastic Bubble, 1976)

O site: http://www.cineplayers.com apresenta a seguinte sinopse sobre o filme:

“Filme para a televisão baseado em fatos reais, conta a história de Tod Lubitch, que nasceu com problemas graves no sistema imunológico, o que o obriga a passar toda a sua vida isolado dos germes e, consequentemente, do mundo exterior. Com a chegada da adolescência, apaixona-se pela sua vizinha, e passa a querer viver em sociedade, enquanto espera pela ciência achar a cura do seu problema”.



A doença de David Phillip Vetter, em cuja história real foi baseado o filme, era a síndrome da imunodeficiência combinada severa (SCID). Para saber mais sobre a doença sugiro visitarem o seguinte site:
http://www.icb.ufmg.br/biq/prodabi6/grupos/grupo1/congenita.html



Sobre a verdadeira história do menino David Phillip Vetter (21/09/71-22/02/84), diz o site http://www.sciencelearn.org.nz/ (com tradução de parte do texto realizada pelo Blog):

“O americano David Vetter (21 de setembro de 1971-22 fevereiro 1984) nasceu com imunodeficiência, uma doença grave combinada hereditária rara, que fez com que seu sistema imunológico não funcionasse. Consequentemente, David não podia ser exposto aos germes.
...Um imunologista criou um isolador para mantê-lo vivo e livre de germes, até que o
transplante de sua medula óssea pudesse ser realizado.
...o transplante era necessário pois sua medula óssea não produzia células imunológicas. David deveria continuar a viver no isolador até que um doador fosse encontrado, o qual fosse compatível com sua medula óssea. O isolador é um ambiente estéril rodeado por plástico . David tornou-se conhecido como "o menino da bolha". Ele foi incapaz de sair desse ambiente estéril, por medo de contrair uma doença.
...ele passou a maior parte de sua vida no Hospital Infantil do Texas. Quando ele tinha 10 anos, David foi morar em casa. Ele só viveu mais três anos antes de morrer de câncer depois de um transplante de medula óssea de sua irmã.
A combinação apropriada não foi encontrada pela equipe médica de David que realizou um transplante de medula doada por sua irmã. Infelizmente, a medula da irmã dele continha um vírus que foi transferido para David. Este vírus infectou-o seriamente, o que levou ao câncer e consequentemente à sua morte”.

No Youtube é possível assistir o documentário feito sobre David. Ele está distribuído em 5 partes. Acesse:


Fonte:

Nenhum comentário: