domingo, 27 de janeiro de 2013

Um sentimento sobre a tragédia de Santa Maria...

Presidenta Dilma Rousseff durante visita às famílias das vítimas da tragédia ocorrida em Santa Maria. Foto: Roberto Stuckert Filho/PRA Presidenta Dilma esteve neste domingo (27/01) visitando os parentes das vítimas da tragédia de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Disse a Presidenta em sua coletiva:
 
"É uma tragédia para nós todos. E eu não vou continuar na reunião por razões também muito claras,diante do que… quem precisa de mim hoje é o povo brasileiro e é lá que eu tenho de estar. E eu pedi a todos os meus ministros, que possam contribuir para minorar as consequências dessa tragédia, para estarem lá em Santa Maria, e eu vou estar também (…) Eu queria dizer também para a população do nosso país e para a população de Santa Maria o quanto, nesse momento de tristeza, nós estamos juntos. E, necessariamente, iremos superar, mantendo a tristeza”.
 
Minha querida amiga Fabiana Mesquita publicou, nas redes sociais, o texto abaixo. Ele fala por si....
 
"Fiquei com muito orgulho da nossa presidenta. Chorar junto na hora triste foi muito mais de mãe e de mulher, do que qualquer outra coisa, e saber que ela não perdeu esse instinto, esse principio, me levou a amá-la como a uma irmã. Estamos todos no mesmo barco. Nada é mais revolucionário e transformador do que a solidariedade infinita pela dor alheia. Quando nosso amor por um desconhecido nos inunda de forma a querer salva-lo, socorrê-lo e ampará-lo, então eu vejo que chegamos naquele ponto glorioso da existência, em que finalmente deixamos de ser indivíduos para nos tornarmos UM individuo coletivo. Uma única raça, uma mesma espécie humana.
Tive serias decepções com a Dilma em muitas frentes de seu governo. Às vezes me questionava onde teria ido parar a Dilma guerrilheira, mas hoje ao ver a grandeza dela ao entrar naquele ginásio repleto de corpos e ao emprestar solidariedade incondicional aos familiares das vitimas pessoalmente, então eu me re-apaixonei por essa mulher, que ignorou reuniões e encontros com lideranças do mundo afora, simplesmente para chorar seus mortos junto com o seu povo. Isso foi de uma grandeza poderosa!
Choremos nossos mortos Brasil e que seja também simbólico pelo choro por tantos outros jovens que tombaram por ai, vitimas da estupidez humana. Que essa tragédia sirva ao menos para resgatar o nosso senso de união, aguçar nosso senso de justiça e multiplicar de norte a sul um verdadeiro cântico de compaixão.
Senti vontade de voltar, de estar ai e abraçar cada mãe!
Fiquei com vontade de lutar ainda um pouco mais por um mundo onde ha força da grana não possa "erguer e destruir coisas belas".
Uma tragédia evitável. Uma desgraça horrorosa, mas que ainda seja possível extrair alguma luminosidade de tudo isso. Algum sentimento grandioso que alquimicamente transforme dor em luz.
Estou aqui a pensar que foi preciso uma tragédia desse porte para unir esse povo por algo que não fosse futebol, big brother ou novela.
Não aliviando em nada para os responsáveis por essa tragédia, que devem ser punidos rigorosamente, quero crer que ainda temos algo a aprender com tanta dor.
Hoje nos levantamos como uma nação!
Enlutados sim, mas com a dignidade de quem não foge a luta.
Recuperamos o senso de pátria? De irmandade com nossos conterrâneos?
Então que essa dor esfregue o porão das nossas almas e limpe todo descaso e egoísmo.
Hoje somos todos pais, mães e amigos daqueles jovens. E esse amor brotado da dor nos tornou a todos irmãos.
Que isso, ao menos isso, faça a morte desses jovens menos vã..."
 
Com este texto, quero desejar força para os parentes das vítimas desta tragédia, tanto dos que faleceram quanto  dos que oram pelos que se encontram hospitalizados. Que Deus dê muita força para todos e que acalme vossas almas.
 
Fontes (texto da Presidenta e imagem): http://blog.planalto.gov.br/
 

Nenhum comentário: