sexta-feira, 11 de março de 2011

Mais filmes para profissionais de saúde...

Essa postagem talvez seja umas das de maior sucesso neste blog, lido por 2 ou 3 amigos. Tenho recebido propostas de filmes e tento colocá-los próximo ao fim-de-semana, período em que podemos usufruir um pouco mais deste tipo de cultura. Mando mais algumas sugestões de filmes para profissionais de saúde...




Yesterday“Rooihoek, um lugarejo da África do Sul. Yesterday (Leleti Khumalo) é uma analfabeta que mora com Beauty (Lihle Mvelase), sua filha. O marido trabalha nas minas em Johannesburg e, por serem muito pobres, Yesterday tenta economizar todo o dinheiro possível. Isto não a impede de ver o futuro com esperança, apesar do nome dado por seu pai, que considerava Yesterday (ontem) sempre melhor que Tomorrow (amanhã). Ela não está se sentindo bem, assim caminha até a cidade mais próxima para ir num posto de saúde. Porém nunca consegue ser atendida, por mais cedo que comece a caminhada. Então uma amiga lhe paga um táxi e Yesterday é atendida. A médica fica preocupada com a saúde dela e pede um exame de sangue. A suspeita se confirma e ela está com AIDS. Mesmo assim ela não esmorece e diz que a doença só a levará embora após ver Beauty ir para o colégio.”

Drugstore Cowboy“Ser um drogado em tempo integral um trabalho para um viciado, sua mulher e um outro casal, que sobrevivem assaltando farmácias, onde conseguem drogas diversas e dinheiro.”

     Vale destacar que no dia 05 de março deste ano, “O autor do livro "Drugstore Cowboy", uma saga criminosa autobiográfica que deu origem ao consagrado filme de Gus Van Sant, foi sentenciado a 15 anos e nove meses de prisão por assaltar uma farmácia. O Seattle Times relata que James Fogle, de 74 anos, foi condenado na sexta-feira pelo roubo ocorrido em maio passado, em Redmond. Fogle foi levado ao tribunal em uma cadeira de rodas e respirando com a ajuda de um tanque de oxigênio. Durante o assalto, ele estava armado com uma espingarda, enquanto seu cúmplice, Shannon Benn, tinha um revólver. Benn se declarou culpado em setembro. Fogle passou grande parte de sua vida adulta na prisão, onde escreveu "Drugstore Cowboy". Com Matt Dillon no papel principal, o filme foi o primeiro sucesso de Gus Van Sant, tendo sido bem recebido tanto pelo público quanto pela crítica. A história se passa nos anos 70 e segue a turbulenta vida de Bob Hughes (Dillon), que viaja pela costa oeste dos EUA assaltando farmácias e hospitais para sustentar seu vício em drogas.”

Uma mente brilhante“John Nash (Russell Crowe) é um gênio da matemática que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade e o tornou aclamado no meio onde atuava. Mas aos poucos o belo e arrogante John Nash se transforma em um sofrido e atormentado homem, que chega até mesmo a ser diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos que o tratam. Porém, após anos de luta para se recuperar, ele consegue retornar à sociedade e acaba sendo premiado com o Nobel.”



Imagem extraída de:


http://curiofisica.com.br/tag/tecnologia

Sinopses e comentários extraídos de:


http://www.filmesdecinema.com.br/

http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2011/03/05/autor-do-livro-drugstore-cowboy-condenado-quase-16-anos-por-assalto-923950562.asp




2 comentários:

Silvia A.Pereira disse...

Querido blogueiro,

Ótimas recomendações...indico a tod@s!

Luís Eduardo Amaral disse...

Fala meu querido primo...

Bem legal suas indicações de filmes... o primeiro, sulafricano, achei incrível a descrição. Quero vê-lo logo.

Não sei se é o foco, mas poderia acrescentar alguns outros filmes, que são bons tanto para profissionais de saúde, quanto para amantes de cinema, quanto para qualquer pessoa, pois tratam de questões que envolvem toda a sociedade.
Seriam:
- O último rei da Escócia, do Kevin Macdonald - sobre um médico escocês que vai a Uganda tentando salvar as pessoas no meio da Guerra Civil e se alia ao ditador. (www.imdb.com/title/tt0455590/)

- Magnolia, do Paul T. Anderson (considero o melhor filme que já vi na vida, aliás, todo filme desse cara é muito bom)

- Réquiem para um Sonho, do Aronofsky (diretor do Cisne Negro)

- Transpotting, do Danny Boyle (www.imdb.com/title/tt0117951/)

Esses dois últimos são filmes incríveis sobre drogados.

Enfim, é isso aí.

Abração

Ba