sábado, 19 de março de 2011

Farmacêuticos e as Leis...

A cidadania nos garante direitos, os quais devemos nos lembrar sempre. Nossos direitos são conquistados o tempo todo. Nossa ação individual, no dia-a-dia, pode contribuir, mas nada supera a mobilização e acompanharmos a vida política de nosso País. Venho postar alguns Projetos de Lei (PL´s) de interesse da sociedade, mas principalmente da categoria farmacêutica. O ano legislativo começou e alguns PL´s começaram a se movimentar, além de outros novos que surgiram. Porém, de nada adianta apenas ler. Peço aos meus dois ou três leitores que procurem os Deputados e Senadores de seu estado e manifestem suas posições. A população agradece...

PL 4385/94 - "Dá nova redação ao art. 15 da Lei nº 5.991, de 17 de dezembro de 1973, que "dispõe sobre o controle sanitário do comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, e dá outras providências”.

Por mais incrível que pareça já se foi tentado que o profissional farmacêutico se afastasse das drogarias, enquanto responsáveis técnicos. Em 1994, a Senadora Marluce Pinto propôs que não houvesse mais a obrigatoriedade de farmacêuticos enquanto responsáveis técnicos dos estabelecimentos de dispensação de medicamentos. O Projeto de Lei sugeria uma alteração no artigo 15 da Lei 5.991/73. Desde então, o Projeto, depois de aprovado no Senado, tramitou na Câmara dos Deputados e acabou por receber uma sugestão de substitutivo, por parte do Deputado Ivan Valente. O substitutivo diz exatamente o contrário do que estava previsto no PL. Esse é o Projeto que garante, de fato, que a farmácia se torne um estabelecimento de saúde. Neste ano, alguns Deputados solicitaram que este seja incluído na Ordem do Dia da Câmara, o que significa ser colocado em votação. São eles:

15/03/2011 Apresentação do Requerimento de Inclusão na Ordem do Dia n. 708/2011, pelo Deputado Benjamin Maranhão (PMDB-PB).

16/03/2011 Apresentação do Requerimento n. 734/2011, pelo Deputado Romero Rodrigues (PSDB-PB).

17/03/2011 Apresentação do Requerimento n. 831/2011, pela Deputada Nilda Gondim (PMDB-PB).

17/03/2011 Apresentação do Requerimento de Inclusão na Ordem do Dia n. 852/2011, pelo Deputado Wellington Roberto (PR-PB).

Vale destacar que não é uma coincidência todos os Deputados serem da Paraíba. Isso se deu em virtude do contato feito pelos farmacêuticos do Estado, estimulados pela Federação Nacional dos Farmacêuticos (FENAFAR), mas principalmente pelo Sindicato dos Farmacêuticos da Paraíba (SIFEP), através de seus dirigentes (aos quais parebenizo).

PL 3752/2008 – “Dispõe da obrigatoriedade da presença dos farmacêuticos nas unidades básicas de saúde”

Retransmito o informe repassado pela FENAFAR:

“Infelizmente alguns dos projetos importantes para a categoria de farmacêuticos, foram arquivados no final da última legislatura, é o caso do PL 3758/2008. O projeto é de autoria da hoje Senadora Vanessa Grazziotin. Como não estava apensado a nenhum outro que seguisse tramitando e com o fim do mandato da Deputada em 2010, o projeto seguiu para arquivo em 2011. A boa notícia é que a Senadora Vanessa, já deu entrada na matéria no Senado e irá tramitar com a numeração PLS (Projeto de Lei oriundo do Senado) 62/2011. Clique no link para acompanhamento:







3 comentários:

SIFEP disse...

Caro amigo Marco Aurélio ficamos felizes pela grata postagem sua onde você colocar nossas bandeiras de luta. Fazendo regitros históricos dos tramites dos mesmos. E para o SIFEP que através da FENAFAR. A mesma convocou e prontamente compareceu o Presidente do SIFEP Sérgio Luis Gomes da Silva. Onde durante três dias(de 15 a 17 de março) teve seu trabalho respaldado por toda bancada paraibana.Acreditamos que desta forma trilharemos o sucesso.
Sárgio Luis

Unknown disse...

Caro amigo Aurélio, No estado da Paraiba a maioria dos estudantes do curso de Farmácia da Universidade Estadual da Paraiba-UEPB estão enviando e-mails e entrando em contato com politicos, Eu Antonio Adailton (do 10º Período), entrei em contato com senadores e deputados de todo Brasil, inclusive da Paraiba.

Já recebi algumas respostas de favoravel as duas Pls que vc cita no texto...

Estamos unindos forças para lutar a favor da profissão farmacêitca..

GRANDE ABRAÇO..

Antonio Adailton de Morais
(Acadêmico do 10º Período de Farmácia da UEPB)

O tal do Marco Aurélio disse...

Parabéns a todas as entidades e profissionais que lutam, de fato, pelos interesses da profissão. Entre eles destaco o SIFEP e o colega Renato Melo que deram seus depoimentos aqui no Blog. Também parabenizo aos estudantes, entre eles, Antonio Adailton, que também postou aqui. Vamos a luta!