sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Cartinha de um farmacêutico para o Papai Noel

Amigo meu pediu para postar o texto abaixo:
Confesso que não gosto muito desse período de festas. Desde que me lembro por gente, todo o Natal me causa tristeza. Só me vem a cabeça as famílias que não conseguem participar do impulso consumista que assola boa parte da população. Claro que me lembro do aniversário de Cristo e era bom estar em família....mas sempre fico triste, não tem jeito!
Este ano, tentei superar isso e fazer um pouco mais para mudar a situação de alguém. Busco fazer isso durante o ano inteiro, mas não custava nada participar de outra forma. Vi no jornal local que o correio disponibilizava cartas enviadas ao Papai-Noel (que aliás, existe...foi a coca-cola que nos apresentou). Pensei: “É isso!”. Munido de boas intenções me desloquei até a agência dos correios. Na porta, encontrei um rapaz, aparentando ter uns 25 anos. Em suas mãos, uma carta endereçada ao velho Noel. Depois de uma rápida explicação de minha disposição consegui levar a carta comigo. Chegando em cassa abri o envelope e passei a ler aquelas mal traçadas linhas...
“Querido Papai Noel,
Tudo bem? Bom, não sou de escrever muito, mas resolvi tentar mais uma vez esse ano me comunicar com o senhor. Não sei se o senhor se lembra, mas escrevi cartinhas endereçadas a você dos meus 6 anos até os 13, mais ou menos. Não posso reclamar, afinal de contas, o senhor se esforçou. Uma vez pedi um cachorro e ganhei um lindo quadro com um Dalmata pintado. Outra vez pedi um uma bicicleta...ganhei uma joelheira com um bilhete escrito pelo senhor: “Aos poucos ela chega”. Numa última tentativa, pedi um vídeo game e ganhei um saquinho com 10 fichas de fliperama.
Sabe, hoje sou farmacêutico. Fiz a faculdade com alguma dificuldade, mas consegui me formar. É uma profissão linda, sempre admirei, mas acho que precisa melhorar algumas coisas. Estou quase me frustrando. Por isso, gostaria por meio desta, de pedir algumas coisas para o senhor:
- Faça com que o piso salarial melhore. Paguei muito caro para me formar e o salário não ajuda muito. Poderia fazer ser aprovado o Projeto de Lei que cria um piso salarial para a minha categoria.
- Faça com que o Projeto de Lei que transforma a Farmácia em Estabelecimento de Saúde seja aprovado.
- Faça com que haja maior reconhecimento social de minha profissão. Muitos não sabem exatamente o que faz um farmacêutico.
- Peço que o Projeto de Lei que dá a profissão farmacêutica a jornada máxima de 30 horas semanais também seja aprovado.
- Peço que haja condições dignas de trabalho para o profissional. Que nós tenhamos, de fato, condições de exercer a nossa profissão.
Bom, era isso. Agradeço desde já e fico no aguardo.”

A cartinha me comoveu. Depois de muito pensar, respondi a carta, como se Papai Noel fosse...
“Prezado farmacêutico,
Sua profissão é linda de fato. Sabe, se existem problemas hoje, eles já foram maiores no passado. Tem idéia de como se pode melhorar? Vou te ajudar...
- Filie-se ao sindicato dos farmacêuticos do seu estado e participe.
- Participe das atividades organizadas pelos Conselhos Profissionais e pelas Associações Farmacêuticas.
- Não esqueça de quem mereceu seu voto nas eleições, isso ajuda a cobrar deles. Ou seja, participe como cidadão efetivamente.
Ou seja, não aguarde...FAÇA!
Esse pode ser um bom começo....
Abraços.”

3 comentários:

Unknown disse...

Nossa! Esse rapaz leu meus pensamentos... Só não pensei em escrever ao papai noel...rs Bom, tô tentando fazer o q posso pra ajudar a melhorar a classe, já comecei pelo sindicato...rs O q ajuda é lembrar q já foi muito pior, q conquistamos muitas coisas ao longo dos anos... Sempre com muito trabalho e união da categoria (o q é o mais importante, ninguém faz nada sozinho)... Então o negócio é arregaçar as mangas e continuar batalhando para melhorar mais...

Unknown disse...

Justamente... não peça ou espere melhorias... FAÇA!!!

Que possamos nos esforçar mais em 2011!

Gustavo disse...

Para os colegas do estado de S.Paulo, convido a participarem das reuniões mensais da Comissão Assessora de Farmácia Hospitalar, a qual coordeno.Debatemos assuntos em prol da categoria farmacêutica e os resultados têm acontecido.Quem tiver interesse,escreva um email que direciono para nosso pessoal do CRF fazer o convite: gustavo@farmaciahospitalar.com