terça-feira, 17 de agosto de 2010

Eu dependo de alguém...e você?

Num momento de reflexão comigo mesmo, comecei a pensar no quanto dependemos de alguém em qualquer fase da vida. Quantas pessoas que nem conhecemos possuem papel fundamental no rumo que possa ter nossa humilde passagem por esse planeta. Engraçado que passei a observar isso um dia desses, num taxi que me trouxe do trabalho para casa. Enquanto destilava uma pequena ira contra o trânsito de Brasília, para parar de olhar o movimento externo, passei a observar o interior do veículo. Uma pequena boneca, vestida com roupas típicas não sei de onde, tremulava com o andar do carro em cima do painel. Badulaques de “boa sorte” se agarravam ao retrovisor. O bom e velho câmbio (também conhecido como marcha) ostentava uma bola com um siri dentro, o qual parecia me observar. Chocado com todos os apetrechos, de gosto questionável, passei a observar o taxista. Obviamente que de maneira discreta, busquei desvendar aquele homem, baseando-me no que me era visível a olho nu. Aparentando ter entre seus 40 e 50 anos, com cara de ser originário de qualquer região deste país, como todo bom brasileiro, ele dirigia quieto. Passei a meditar: "Será que ele sabe dirigir?”. “Será que ele está feliz?”. “E se ele resolveu dar fim a sua existência  justo hoje?”. Passei a considerá-lo a pessoa mais importante da minha vida naquele momento.

Tenho por conclusão que minha vida sempre esteve na mão de alguém. Guardo uma foto em preto e branco, do meu nascimento. Nela, além de mim obviamente, está um senhor com cara de poucos amigos. Era o médico que me retirara do sossego placentário para o mundo real. Descobri, depois de algum tempo que, ao deparar comigo, empurrou-me novamente para dentro de minha mãe, pelo fato de ter nascido desprovido de beleza, fato que me acompanha até hoje. “Não deve estar pronto ainda, volta pra lá”, disse ele ao ver aquele pequeno ser. Imagina se ele se revolta comigo naquele tempo? Não tinha a menor defesa.

Quantos vôos já peguei e nem sei quem eram os pilotos? Mal conheci a tripulação. De vez em quando via o comandante sair da cabine e se dirigir ao fim da aeronave para visitar o banheiro. Se já fico desesperado com ele no comando, imagina sem ele? Quem ficou lá? Isso é hora de aliviar a bexiga? Porque não foi antes? (Isso meu pai sempre dizia quando eu pleiteava uma parada estratégica na estrada, num passeio qualquer de família, porque queria visitar o WC). O mesmo pensamento passou pela minha cabeça (como se houvesse outro lugar por onde eles pudessem passar) com garçons, que porventura quisessem colocar algo diferente em minha comida. Pensei nos motoristas de ônibus, colegas de trabalho, enfim, em todos com quem tenho que passar alguns momentos do meu dia.

Neste momento, acaba de passar o primeiro programa do horário eleitoral gratuito. Quantos desligaram a TV por achar isso uma grande bobagem? Mesmo que alguns candidatos não digam nada, penso que vale a pena prestar um pouco de atenção, em virtude da magnitude da decisão que é um voto. Será que as pessoas estão buscando se decidir depois de avaliar as diversas propostas, ou as escolhas serão determinadas por impulso? Pronto, nos próximos dias estarei na mão de todo o povo brasileiro! Na mão daqueles que são tachados de inconvenientes por quererem discutir política, bem como na mão dos que dizem com orgulho e peito estufado de que “Política não se discute”. Dependo dos que empunham bandeiras partidárias e também dos que se vangloriam por nunca ter optado por alguém, sempre anulando seu voto. Daqueles que acompanham debates e daqueles que pegam um “santinho” na porta do local de votação.

Somente uma coisa me acalma. Essa dependência não é somente minha. E você? Já pensou em alguém de quem você dependa? Pois é....

2 comentários:

cleyton eduardo silva disse...

É isso aí meu amigo Marcão, a dependência de alguém ou de alguma coisa é algo que está ligado a nossa vidas como você muito bem colocou, mas o que é muito interessante também em relação a essas dependências é quando nos tornamos referências dessas dependências. Somos os "seres" que são observados como modelos de dependências por outros.
Abraço,
Cleyton

susan karen aquino disse...

hehehhehehehe!
infelizes os que pensam que são auto suficientes...
precisamos até do bendito ar para respirar!!!

é lindo depender dos outros!
O amor nos liga a tudo isso!
receber e se doar!

Tudo consiste em reduzir pois eu dependo de tudo e das coisas.
'João Miguel Fernandez'