segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Eleições: período para novas amizades.

Períodos eleitorais me encantam. Não há momento melhor para avaliarmos o quanto a democracia avançou e o quanto ela tem para avançar. Um dos indicadores que utilizo é a quantidade de candidatos aos cargos eletivos, oriundos das mais variadas origens. Isso me parece ser consequência direta do período democrático em que vivemos e que me faz pensar que, de fato “TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI”. Porém, quando vejo a parcialidade da grande mídia e os custos de algumas campanhas, percebo que “UNS SÃO MAIS IGUAIS DO QUE OUTROS”.

Nascido no século passado, andei buscando a história registrada em minha mente e recordei-me de minha primeira participação em uma eleição. Na década de 80, ainda criança, em Niterói, simpatizei-me com um candidato (o qual ocultarei para não decepcioná-lo de minha escolha...falo do candidato). Lá ia eu ao seu comitê, munir-me de panfletos. Saía pelas ruas, sorridente, portando aquele papel enorme, impresso em preto e branco. Minha distribuição não era frutífera, pois voltava com quase tudo para casa, mas sentia-me útil. Bom, ele perdeu a eleição. Não por minha causa, mas por conta de cerca de 82% dos eleitores que não simpatizavam muito com ele, por algum motivo que não me recordo. Nem meus pais eu consegui convencer. E essa foi a primeira vez que chorei por uma eleição.

Em 1989 pude votar pela primeira vez e comecei bem, pois poderia escolher o presidente da Nação, direito conquistado depois de algum tempo. A partir daí, muitos outros choros se sucederam, pois meu candidato não era eleito. Cheguei a pensar que o problema era eu. Quase me convenci de que minha escolha jogava tanta “urucuba” sobre o candidato, quanto praga de ex-sogra.

Neste momento, nos aproximamos de mais uma eleição geral. Será minha 5ª oportunidade de escolher pessoas para ocuparem os cargos de Presidente, Senador, Governador, Deputado Federal e Deputado Estadual. Estou orgulhoso de mim, pois a vida tem mostrado que não dou tanto azar assim. Tanto é que meu twitter passou a ser seguido por alguns candidatos, com fotos sorridentes e números diversos, que eu não tenho a menor idéia de quem sejam. Alguns candidatos eu conheço, são amigos(as), mas outros, são grandes incógnitas. Como gosto de fazer novas amizades, resolvi conhecê-los melhor. Sempre achei que três palavras abrem todas as portas do mundo: PUXE, EMPURRE e AMIGO. Entre tantos pedidos, alguns me chamara a atenção. Um deles me despertou interesse, pois seu nome era “Manoel da padaria”. Apesar da relação óbvia do nome do pleiteante com o setor comercial citado, rodei por todas as panificadoras existentes num raio de 1 Km de minha residência. Encontrei vários homônimos, mas nenhum deles era meu novo parceiro tecnológico. Não desisti da busca, mas passei a procurar um “Zeca da farmácia” que queria fazer parte do elenco de conhecidos que me acompanham no Orkut. Sua foto apresentava um senhor com cabelos grisalhos, jaleco e caneta na orelha. Nada me vinha a mente ao olhar sua face. Nem os pêlos que lhe fugiam das orelhas e nariz, que seriam marcantes enquanto características pessoais, conseguiram me fazer descobrir quem era. Pior foi tentar conhecer a “Rosa manicure” que me pedia para adicioná-la no facebook. Nos meus 39 anos de vida, recém completados e comemorado com poucas pessoas, nunca visitei tal profissional. Infelizmente sou um irremediado roedor de unhas, o que me deixa com uma enorme vergonha de visitar alguém que possa vir a brigar comigo pelo meu vício. Talvez pudesse ser alguém que mudou de profissão, quem sabe uma colega de escola. Olhei fixamente para sua foto...e nada! Meu Deus, o que o tempo fez com minha memória?

Não restam dúvidas de que devido a quantidade de cargos, devem existir inúmeros candidatos. Não desisti de minhas buscas e estou determinado a conhecer todos. Talvez precise otimizar meu tempo, pois o dia 3 de outubro está chegando. Estou reservando algumas horas do dia, após o trabalho, bem como fins de semana, para conhecer meus novos amigos. Se quiser me acompanhar, será bem vindo(a).  Não sei se votarei neles, nem se serão eleitos. Mas na minha próxima festa de aniversário, vou reservar mais mesas e comprar um bolo de aniversário maior, pois vai "bombar" de tanta gente.

Antes de ir....preciso perguntar: Quer ser meu amigo? Tudo bem se não for candidato a nada!

4 comentários:

Fabio Angelini disse...

Infelizmente esse período eleitoral não me empolga mais como antes.
Hj me vejo impaciente, disperso, nada crédulo com o período que antecede o pleito.
Tomara que fique mais animado com a proximidade da votação,
Abraço..

Lisia disse...

Marco, de certa forma, amigo a gente já é. Uma amizade feita de respeito e admiração pelo colega sério, inteligente e capaz que és. O cidadão Marco deve ser assim também. Tenho um amigo psicólogo que fala que as pessoas são o que são em todas as áreas de sua vida. Ninguém é mau sujeito e veste a fantasia de bom profissional e vice versa. Como ele brinca, sempre vai aparecer a boca do Lobo Mau!!!! De toda forma vale ter mais amigos, amigos que nos apresentam outros amigos e assim por diante.Isto nos enriquece como ser humano. Vais ter que fazer sim um bolo de aniversário maior no próximo ano. Quanto as eleições...Só cinco? Tenho bem mais, mesmo descontando o período pós 64 quando não tínhamos eleições diretas, dá mais....

Unknown disse...

Grande Marcorélio!
Não sou muito bom para datas, mas seu texto me fez lembrar o ano de 1989! Antes de eu sair pra votação, estava ouvindo o recém-lançado LP "As Quatro Estações" da Legião Urbana. A canção "1969 - Duas Tribos" tinha tudo a ver com o clima otimista daquele dia, e lá estava eu, ouvindo e cantando no último volume o que era pra mim uma espécie de resumo da ópera. Como sei que vc curte Legião, com certeza vai lembrar desse LP =0)

susan karen aquino disse...

Marco!!
vc não sabe como essa eleiçao foi empolgante para minha vida!
foi a primeira vez na história deste pais que me senti politizada e preparada para a festa da democracia, torci muito para que minha companheira Dilminha não fosse para o segundo turno, já que foi inevitavel estou preparada para a vitória petista!
Realmente nas Eleições fiz algumas amizades, espero que eles me convidem para para o Breakfast que me prometeram!!!