Matéria publicada no site SURGIU.COM.BR, sob o título: "Em Colinas, distribuição de medicamentos é informatizada", trata da implantação do HORUS - Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica no município de Colinas, em Tocantins. Também fala de outra importante ação do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, o QUALIFAR-SUS, Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica. Ações de fortalecimento da assistência farmacêutica promovidas pelo Ministério da Saúde, com o apoio de Estados e Municípios.
"A Prefeitura de Colinas do Tocantins, por meio da
Secretaria de Saúde implantou na Farmácia Básica do município o Sistema
Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (HÓRUS). A implantação do novo
sistema representa um grande avanço para a saúde municipal, já que auxilia no
controle de estoque da farmácia da Secretaria de Saúde, facilitando a
programação de compras, a ampliação do acesso ao medicamento e promoção do uso
racional de medicamentos pela população.
Agora, os usuários da Farmácia Básica contam com atendimento informatizado, que permite melhor planejamento das ações do serviço, otimizando o atendimento. O sistema foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde e implantado gratuitamente para o aprimoramento, implementação e integração das atividades da assistência farmacêutica.
Em Colinas, os profissionais da Farmácia Básica passaram por treinamentos e já estão utilizando o sistema na rede. Para tanto, a farmacêutica Bárbara Gizélia Mozzato frisou que, dentre as funcionalidades do novo sistema, destaca-se a interface com o Cartão SUS. “Com a implantação do Hórus, o Cartão SUS também é utilizado para o recebimento dos medicamentos, onde além da receita do SUS, o usuário deverá apresentar também o Cartão, o que permitirá um controle dos remédios que o paciente retira na rede de saúde. É um programa que está contribuindo para uma atenção mais contínua com um controle mais efetivo do estoque da farmácia”.
Através da implantação do Hórus, o município
colinense também foi contemplado com o Programa Nacional de Qualificação da
Assistência Farmacêutica (Qualifar-SUS), recebendo 10 computadores para
implantação e utilização do sistema. O Sistema Hórus visa contribuir com a
gestão da Assistência Farmacêutica dos municípios, onde é possível qualificar a
atenção a saúde da população assistida pelo SUS; evitar desperdícios; evitar
desabastecimento na farmácia, acompanhar e avaliar a utilização de medicamentos
pela população; controlar o fluxo de medicamentos e conhecer o custo do
município com medicamentos essenciais.
O secretário Municipal de Saúde, Marcos Augusto Tavares, enfatizou que a ferramenta permite ao município o acompanhamento individualizado do uso de medicamentos e o controle da distribuição. “O Hórus é uma ferramenta que contribui para o planejamento das ações, auxiliando na qualificação da Assistência Farmacêutica e trazendo benefícios tanto para os que trabalham na Farmácia, quanto para os que utilizam dos serviços, através de um melhor acompanhamento da distribuição de medicamentos”.
Disponível em: http://surgiu.com.br/noticia/212306/em-colinas-distribuicao-de-medicamentos-e-informatizada.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário