sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Em Rondônia, PL institui a semana de promoção do Uso Racional de Medicamentos.

Título original: Deputados aprovam projeto sobre conscientização e combate à automedicação.

Foi aprovado na Assembleia Legislativa, em primeira e segunda votação o projeto de lei nº 1028/2013, de autoria do deputado Cláudio Carvalho (PT), que institui a Semana de Promoção do Uso Racional dos Medicamentos e Combate à Automedicação no âmbito do Estado de Rondônia, que deverá ser realizada nos dias 19 a 25 de setembro. O projeto teve parecer favorável em plenário do deputado Kaká Mendonça (PTB).

Conforme o projeto, a Semana de Promoção do Uso Racional dos Medicamentos e Combate à Automedicação deverá ser desenvolvida pelo Poder Executivo, na rede pública de ensino e de saúde, podendo ocorrer os seguintes eventos: palestras de esclarecimento para a população; propaganda em rádio e TV; distribuição de folhetos informativos e explicativos pela autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/RO).

O projeto determina que esses eventos não devem ficar limitados à Semana de Promoção do Uso Racional dos Medicamentos e Combate à Automedicação, podendo ser realizados a qualquer tempo. O Poder Executivo poderá firmar convênios e parcerias com entidades afins e deverá divulgar na Semana de Promoção do Uso Racional dos Medicamentos e Combate à Automedicação a importância do usuário do medicamento obter orientação com o profissional farmacêutico no ato da dispensação dos medicamentos. 

O deputado explicou que o projeto de lei surgiu em decorrência de pedidos feitos pela Federação Interestadual dos Farmacêuticos (Feifar/RO), com o objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados que se deve ter ao tomar qualquer medicamento, com utilização racional.


Fonte:DECOM


Extraído de: http://www.jornalrondoniavip.com.br/noticia/deputados-aprovam-projeto-sobre-conscientizacao-e-combate-a-automedicacao,geral,9969.html


Nenhum comentário: