sábado, 31 de agosto de 2013

Orientação Farmacêutica é destaque no Jornal Nacional.

No Jornal Nacional deste 31/08/2013 foi apresentada uma matéria sobre ação de farmacêuticos, no Estado de São Paulo, orientando a população sobre os riscos do uso de medicamentos. Uma ação que promove o uso racional de medicamentos. O Blog do Marco Aurélio parabeniza ao CRF-SP pela iniciativa e estimula que a mesma seja realizada em outros estados. 

A matéria intitulada: "Farmacêuticos alertam para o perigo de se misturar medicamentos sem orientação". 

Veja o conteúdo da matéria: 


"Farmacêuticos fizeram um mutirão de atendimento, neste sábado (31), em São Paulo, e aproveitaram para mostrar os perigos de se misturar medicamentos sem a orientação de um especialista.
Voluntariamente, os farmacêuticos mediram a pressão arterial e fizeram testes de glicemia em quem passeava por um parque na Zona Oeste de São Paulo. Tudo de graça.
“Todo mundo quer saber como está a saúde, né”, diz um homem.
Os farmacêuticos também alertaram para um comportamento que é muito comum entre os brasileiros: tomar vários remédios juntos sem a orientação de um profissional. Além dos efeitos colaterais, essa automedicação pode atrapalhar o tratamento.
Antibióticos e anti-inflamatórios reduzem o efeito dos anticoncepcionais. Isso significa uma chance maior de gravidez. Combinação do ácido acetilsalicílico com bebida alcoólica aumenta o risco de sangramento no estômago. E tomar vitamina C junto com o anticoncepcional pode elevar o nível de hormônio no sangue, o que pode mexer com todo o metabolismo da mulher.
Os farmacêuticos também derrubaram um mito: o de sempre tomar antibiótico com leite.
“Falam que é melhor pro estômago, para forrar o estômago”, observa Cristina Gomes, secretária aposentada. 
O certo é tomar com água, porque o leite pode reduzir o efeito do antibiótico.
“Medicamento só faz bem quando utilizado de forma correta, caso contrário, isso traz problemas”, explica Marcos Machado, Conselho Regional de Farmácia –SP.
Aldenir misturou medicação para tosse e resfriado, mas aprendeu a lição: “Atacou o estomago e muito. Só piorando, só piorando, até tomar bastante água e esperar o efeito ir embora e não tomar mais remédio sem orientação médica”, diz Aldenir José da Silva, porteiro".

Nenhum comentário: