sexta-feira, 13 de maio de 2016

Fim de um ciclo: Carta de um farmacêutico!

E depois de 9 anos no Departamento de Assistência Farmacêutica do Mistério da Saúde, José Miguel do Nascimento Júnior deixou o cargo de Diretor do DAF/SCTIE. Miguel, assim como os coordenadores do DAF, tiveram suas exonerações publicadas nos dias 12 e 13 de maio, no Diário Oficial da União. 
Fica uma história de luta na construção da Política Nacional de Assistência Farmacêutica. Fica um legado de ampliação do acesso aos medicamentos essenciais. Fica uma marca importante na construção do SUS e da valorização da profissão farmacêutica. E fica o desejo de que a Assistência Farmacêutica seja tratada com a importância e responsabilidade que ela merece. 
Abaixo a carta publicada  nas redes sociais, escrita por José Miguel. 
Valeu chefe. Foi uma honra trabalhar com você. 

Carta aos meus queridos amigos e amigas,

9 anos se passaram como se fosse ontem. Tudo muito rápido. 
Olhando a trajetória percorrida  encontro momentos especiais.
Inicio recordando a oportunidade que recebi de desenvolver uma das políticas públicas com repercussão social direta na vida das pessoas. Ela com sua interface com outras políticas públicas exigiu um olhar redobrado para não perder a sua essência e potencializar sua abrangência. Um privilégio que pude viver, dar o melhor de mim, e tirar o melhor de uma equipe jovem, qualificada, comprometida e sonhadora como eu. 
Chegamos a lugares nunca antes chegado. Devíamos ter ido além, mas não fomos. Sempre há um novo caminho a percorrer. Quanto você mais avança, mais tem que avançar (é a utopia nos movendo).

Encontro também, os desafios vividos, a superação, as dificuldades, a negociação, a busca dos consensos, a mediação de conflitos com a firmeza dos propósitos, a justiça, a necessidade de compreender novos olhares, a realidade vivida impondo sua força, a necessidade imperiosa da transparência nos atos e na gestão.

Me encontrei com o gigantismo do Ministério da Saúde. Nele, muitos dirigentes que eu os conhecia apenas das leituras e que agora estavam ali, fisicamente ao meu lado, de igual para igual. Anônimos também foram muitos, cada qual com sua opinião, visão. Fomos montando uma “rede”, tecendo-a e assumindo compromissos mútuos. Parte rica de um período que ficará nas nossas mentes. Alguns escritos, e outros  na memória e no fundo do coração.

Sentia nestes anos a energia positiva e acolhedora da família, da equipe de trabalho, dos amigos que estão fora do circuito do MS, do SUS. Não podia frustrá-los, pois continuávamos uma obra desenhada a muitas mãos e a muito sonhada. Alias, fui e fomos moldados nesta luta: ter um projeto nacional de desenvolvimento para nosso País. Olha que lindo! A oportunidade que me foi dada de ajudar a construir. Poucos tiveram e eu tenho orgulho de ter sido um deles.

Hoje 13/05/2016 fecho um ciclo, mantendo a coerência política que tem me guiado sempre. Junto com a equipe que sempre me apoiou fomos longe. Não nos dispersaremos. Estaremos sempre olhando, trabalhando, renovando nossos compromissos com a Assistência Farmacêutica, com a Saúde Pública, com a Democracia, com a maioria do povo brasileiro.

Muitos amigos e amizades feitas, especialmente no DAF, dentro e fora do MS, nos estados e municípios, nos movimentos sociais, no meio acadêmico brasileiro, nas diversas sociedades profissionais, nas entidades do setor farmacêutico, na Região das Américas e nos Organismos Internacionais.

Agradeço a cada um e a cada uma de vocês, com a certeza de que a política de AF estará protegida por vocês. Cada qual, inspirado na consciência de que o SUS é um Direito do Povo Brasileiro, saberão conduzir daqui em diante. Contém sempre comigo.

Obrigado a todos e todas.

Miguel
jmnj61@gmail.com
61-83000360

Nenhum comentário: