sexta-feira, 2 de março de 2012

Secretário SCTIE-MS, Carlos Gadelha, fala do "Saúde não tem preço" e sobre assistência farmacêutica.

Na última quinta-feira (1o. de março de 2012), o Secretário de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, participou do programa "CENAS DO BRASIL". O programa "fez um balanço dos programas Farmácia Popular e Saúde Não Tem Preço, que completou 1 ano em fevereiro, beneficiando quase 8 milhões de pessoas com a distribuição de medicamentos gratuitos para o tratamento de diabetes e hipertensão". Além do Secretário Gadelha, participou do debate o farmacêutico da Universidade de Brasília (UnB), Bruno Gedon. 

"A EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO – EBC foi criada para suprir uma lacuna no sistema brasileiro de radiodifusão com o objetivo de implantar e gerir os canais públicos, aqueles que, por sua independência editorial, distinguem-se dos canais estatais ou governamentais." Enquanto uma TV pública, "ao iniciar suas transmissões, em 2 de dezembro de 2007, a TV Brasil veio atender à antiga aspiração da sociedade brasileira por uma televisão pública nacional, independente e democrática.
Na entrevista, Gadelha abordou o primeiro ano do "Saúde Não Tem Preço", apresentando o sucesso da ação dentro do Programa Farmácia Popular, mas destacou as demais ações do Governo na garantia da Assistência Farmacêutica enquanto direito do cidadão. Tratou dos investimentos feitos na atenção básica, nos programas estratégicos e no componente especializado da assistência farmacêutica. Comentou também sobre a importânca do profisisonal farmacêutico no contexto da saúde, demonstrando o papel estratégico do medicamento, mas principalmente, o direito do usuário a uma correta orientação sobre o uso racional de medicamentos.
Enfim, essa é uma das entrevistas que devem servir como aula nos cursos de graduação sobre as ações desempenhadas pelo Ministério da Saúde.Recomendo não apenas pelo seu conteúdo abrangente, apesar dos 58 minutos disponíveis para tal, mas pela mensagem emitida pelo Secretário Gadelha de que o "SUS seja visto como patrimônio do povo brasilieiro". Devemos nos orgulhar do Programa Farmácia Popular, mas também pelo programa de vacinação, pelo acesso aos medicamentos antiretrovirais, oncológicos, entre outros.
Veja o vídeo:
Para saber mais sobre a EBC, visite: http://www.ebc.com.br/

Nenhum comentário: