quarta-feira, 31 de julho de 2013

O texto de um "anônimo"...

Recebi um texto pelo e-mail do blog (oblogdomarcoaurelio@gmail.com). O emitente não se identificou. Perguntei seu nome e ele não me respondeu. Abaixo, segue o texto recebido:


"Em  tempos de manifestações de "anônimos", meu nome não importa. Tenho um nome de batismo, mas construí um outro nome durante minha vida.

Meu nome é luta... luta por justiça social, luta pelos meus ideias, luta por um mundo melhor.

De cara limpa, não me escondi atrás de máscaras. Pintei-a com tintas, com ideologia, com vontade de mudança. Fui para as ruas porque tinha motivo, porque cria em algo maior... porque queria honrar meu nome. Queria lutar.

Fui armado sim, mas armado de ideias, de conteúdo, de vontade de mudança. Meu grito tinha sentido e teve eco. Meus ouvidos ouviam e respeitavam as argumentações contrárias. Com isso me armei com mais conteúdo e com retórica.

Fui desobediente em certa medida, mas respeitei a história porque a conhecia. Sabia diferenciar o antes do depois. Sabia o que havia sofrido e as mudanças, positivas, ocorridas. Com isso lutei, grite e me armei, fundamentado no reconhecimento que muito havia conquistado, mas queria conquistar mais.
Meu nome é responsabilidade.

Aliei-me, mas aos que queriam lutar como eu. Marchei junto aos que compreendiam o contexto histórico e sabiam que a vitória se faz com pequenas conquistas, sejam elas pontuais, menores do que ansiava...mas eram conquistas.

Meu nome é respeito.

Não estive junto com os que não sabiam reconhecer que o futuro, antes, era bem diferente do que teremos daqui para frente.

Não estive junto aos que bradavam por bradar, nem com os que, insanamente, tentavam andar ao meu lado, sem motivos. Estive com aqueles que não aceitavam, mas sabiam o porque. Estive com os que se incomodavam, mas que tinham clareza do motivo do incômodo.

Meu nome é esperança. Esperança de que “um outro mundo é possível”. Esperança de que outros dias, melhores ainda, virão. Não torço por eles...luto por eles. Faço por acontecer essa realidade que tanto espero...esperança.

Meu nome? Bem, meu nome é: milhões de brasileiros!"





Nenhum comentário: