sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Meu desejo para as eleições 2012...

Reta final. Dentro de algumas horas (por volta de 22h do domingo, segundo o TST) muitos municípios conhecerão os seus Prefeitos que serão eleitos para governar suas cidades pelos próximos 4 anos. Também conhecerão os vereadores que deverão, nas diversas Câmaras Municipais, legislarem para as suas cidades. Outros terão que aguardar o segundo turno das eleições para conhecerem o chefe do executivo municipal e os respectivos edis, os quais terão a tarefa de governar e legislar em torno dos interesses dos cidadãos... assim esperamos!
 
O fato é que a eleição é feita por nós. Aguardar a data de escolha dos futuros mandantes de nada adianta se não fizermos a escolha certa. Bom, isso parece clichê num momento eleitoral. Todo mundo diz a mesma coisa. As redes sociais explodiram no último período com diversos comentários de muitos que vociferaram em prol da ética na política. Quantas vezes nos deparamos no facebook com os que criticavam a política, tendo por base sua análise infundada de que o mundo político não presta, defendendo o voto nulo ou de que ninguém é merecedor de sua confiança, a não ser ele mesmo provavelmente? Quantos se sentiram "ativistas" pelo simples fato de repercutir votos dados no STF, sem terem uma análise crítica do contexto em que está inserido tal processo? Ou ainda, quantos deixaram suas casas e foram para as ruas discutir com a sociedade sobre o quanto este processo é importante? Confesso que temo a leviandade de muitos e a efetiva participação de poucos.
 
Um processo eleitoral abre as entranhas dos sentimentos mais profundos. Os que se posicionam ideoligicamente sobre o processo eleitoral são obrigados a enfrentar as críticas de muitos que, meramente, se utilizam de dados fornecidos pelos meios de comunicação, sem avaliar criticamente o papel de alguns deles. Muitos se manifestam apenas neste período e passam 4 anos no silêncio, sem nenhum monitoramento sobre as ações dos que foram eleitos no último pleito.
 
Tenho um desejo para esta e para as próximas eleições. Já disse isso em outra postagem, mas a angústia me faz repetir, se de algo valer esta humilde opinião neste humilde blog:
 
- Não vote porque é seu amigo apenas. Amizade não deve ser avaliada num processo eleitoral, mas sim no dia a dia de uma relação.
- Não vote apenas porque ele pode representar o tal do "novo". Do que vale a "jovialidade" eleitoral se esta não vem balisada pela experiência que possa contribuir para o desempenho eficiente de sua ação.
- Eleição não é uma aposta. Esse é um jogo de xadrez, onde cada movimento deve ser analisado a cada momento. Um movimento impensado pode custar 4 anos de sofrimento.
- Pesquisas são importantes, desde que sejam isentas de uma tendência do que ela deveria apresentar enquanto resultado. Sendo assim, não vote apenas porque o candidato está na frente...ele pode estar nesta posição não pela apuração, mas sim por interesses escusos.
- Não descole sua opinião na escolha de um prefeito, do vereador que escolheres. Um depende do outro.
- Não saia de casa cedo para votar, apenas para poder ter o domingo livre. Faça isso para poder conversar com seus vizinhos e amigos sobre o porque optou por tal escolha.
 
E por fim, não se manifeste apenas a cada processo eleitoral. Faça isso, e participe efetivamente da política brasileira, a todo o momento. Desta forma, sua participação nos processos eleitorais será consequência lógica de tuas ações. Enfim, desejo que nesta eleição de 2012 tenhamos muitos cidadãos, poucos aventureiros e nenhum inconsequente!
 
Bom País para todos nós!
 
 

Nenhum comentário: