domingo, 9 de outubro de 2011

Estar nas redes sociais não é problema!

     Muitos me perguntam: "Como é que você tem tempo para ter um blog, facebook, twitter, além dos emails?" Com certeza essa pergunta já foi feita aos que são adeptos das relações via internet, com ênfase nas chamadas redes sociais. Bom, o que respondi: "Tempo se arruma". Sei que essa resposta não resolve o grande questionamento feito, mas é parte do que gostaria de responder aos que tratam as redes sociais como secundárias. Com esse início de postagem deixo claro que penso que se fazer presente nas redes sociais não é um problema de tempo, e sim de priorização.
     Como já disse em outras postagens, sou de um tempo em que as relações se davam  diretamente (o famoso olho-no-olho) ou por outros meios, que não cibernéticos. Sou de um tempo em que telefonávamos para os amigos, mandávamos cartas, cartões de aniversário, entre outros. Não é um tempo distante, mas este ficou no passado. Na atualidade, as relações têm se dado pela internet, o que particularmente não considero um problema. Creio que elas não podem se dar meramente aqui, mas não há crime algum em ter amigos com os quais nos relacionamos pela rede mundial!
     Quantos de nós já teve que preencher um formulário em que o email era um dos "campos" exigidos? Quantos de nós já não esteve em algum lugar onde perguntaram se você era o @ alguma coisa? E terminaram a frase dizendo: "Eu te sigo....". Bom, ele queria saber se você é o tal do fulano com o qual se relaciona pelo twitter e por fim queria dizer que ele lhe acompanha nas redes sociais. Qual o problema nisso? Acho que nenhum.
     Tenho clareza de que facebook e twitter, entre outros, são formas de relacionamentos que não devem ser desprezados. Dizer que não tem tempo é mentira, pois em minha humilde opinião, isso é desculpa para os que não priorizam algumas das formas de buscas de informações disponíveis. O mundo tem girado de uma forma na qual estar em contato pela internet apenas pelo email pode significar que estais atrás de uma das grande formas de comunicação entre a sociedade. Não há "glamour" em dizer: "Eu não me contamino com isso. Tenho mais o que fazer". Talvez isso possa dizer que és um "analfabeto tecnológico". Tome cuidado pois o mundo, apesar de girar, pode estar passando de forma tangencial a ti!
     Caso ainda não tenha se atido a isso, sugiro visitar os sites de relacionamento, mini-blogs ou mesmo perguntar aos amigos que estão conectados na rede. Eles lhe apresentarão experiências incríveis que só podem ser feitas, hoje em dia, via internet. Poderia dizer algumas: amigos que não via faz algum tempo, professores com os quais não tenho contato, novos amigos criados fruto de minhas humildes opiniões....isso quer dizer que vale a pena penetrar nesse mundo virtual.
     Com essa postagem quero convidar ao mais distante internauta a se conectar de fato. Não substitua a mesa de bar, nem as festas, pelo contato pela internet. Nada vai substituir os encontros, os Congressos, as reuniões, o debate frente a frente. Connversar é ainda a melhor forma de comunicação. Tocar alguém, abraçar, beijar, nunca serão substituídos...mas o contato humano passa por evolução. Não fique atrás da tecnologia...domine-a! Não se renda a ela, utilize-a! Não se sinta refém...seja protagonista! Por fim....caso isso não lhe sirva de nada pois você está conectado no mundo cibernético...me segue no twitter???? Eu sou o @Marcofarma e gosto disso.

Nenhum comentário: