segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

A prece de um(a) farmacêutico(a)

Já postei de tudo nesse blog: histórias, opiniões, reclamações, entre outros. Dia desses tive um sonho. Um sonho que me fez pensar e muito, como muitas coisas provocam em minha vida. Sonhei com muitos que se foram, com alguns que tombaram em suas lutas e muitos que ainda estão por lutar! Pensei nos meus 18 anos de formado e lembrei de quantas coisas passamos, enquanto farmacêuticos. Neste momento me ative de que nunca agradeci. Não seria o momento de fazê-lo? Sim, seria, mas queria também pedir. Pedir por muitos e por mim. Resolvi conversar com alguns que devem estar mais perto do Criador do que eu. Não que eu não esteja, mas lembrei de outros que cumprem melhor o seu papel católico. Neste sentido, pensamos na oração abaixo:
“Senhor, tenho muitos pecados, mas, humildemente, peço-te que olhe por minha profissão e faça com que sejamos, de fato, profissionais de saúde.
Afaste de nós o possível egoísmo que nos cega, a ponto de acharmos que o que fazemos, é o mais importante para o avanço profissional. Permita-me poder constatar que existem muitos, iguais a mim, que lutam pelo o que luto. Não me deixe pensar que um igual é um inimigo, pelo simples fato dele não concordar comigo.
Afaste de nós a dificuldade de entender as mudanças de paradigmas e as inovações. Não me deixe achar que o que fazemos há tempos é certo, pelo simples preconceito em acharmos que as novidades são burras.
Afaste de nós o mero desconhecimento da opinião pública. Ela até pode estar errada, mas cabe a nós interpretarmo-las e mudá-las se possível, desde que estejamos embebidos pelo espírito de compreender o momento e a vontade de buscar o impossível.
Não permita que nos acomodemos em achar que não podemos mudar as grandes questões, pelo simples fato de sermos apenas um. Que estejamos unidos para promovermos as mudanças que achemos necessárias.
Faça com que os estudantes da profissão sigam o caminho do bem, assim como peço pelos profissionais. Permita-nos demonstrar que somos capazes de não estarmos vendidos para idéias retrógradas ou pré-concebidas e que sejamos baluartes de mudanças necessárias em prol da população.
Faça com que estudantes e profissionais saibam se organizar em suas entidades representativas. Que as disputas por espaços políticos estejam embasadas na vontade de representar e não na mera vontade de “ocupar”. Que saibamos entender as limitações das leis e entendamos o que devemos fazer para que elas se tornem realidades
Que nossos ancestrais fiquem orgulhosos não pelo o que somos, mas pelo o que fazemos em prol da coletividade. Que lutemos sem temor, sem perder a capacidade de amar e respeitar o inimigo. Que sejamos protagonistas, e não co-participantes. Que saibamos diferenciar o “que é” em contraposição ao “o que há de ser”.
Desejo, meu Pai, que tenhamos a internet como um meio e não como um fim. Que não nos bastemos em apenas “opinar”, mas que participemos, de fato, dos fóruns de opinião e deliberação. Que sejamos livres em nossos pensamentos, mas comprometidos com o desejo de mudar para o melhor.
Abençoe essa profissão....a população nos merece e nós a ela.
Amém!"
Bom, essa tem sido uma de minhas orações...ou aspirações? Já rezou hoje?

Imagem extraída de:

Um comentário:

susan karen aquino disse...

Senhor abençõe o farmacêutico da dispensação para que ele não transforme a Farmácia em um estabelecimento puramente mercadológico,peço discernimento e sabedoria para tomada de decisões peço calma e amor para com nossos pacientes; peço-vos também que abençõe com seu carinho e misericórdia a todos os farmacêuticos de todas as areas e outras pessoas envolvidas como balconistas e os patronais!