quinta-feira, 3 de junho de 2010

A felicidade garantida na Constituição Federal.

A pedido do publicitário Mauro Motoryn, o Senador Cristovam Buarque está disposto a apresentar uma PEC (Projeto de Emenda Constitucional) para garantir ao povo brasileiro o direito a busca da felicidade. O texto ainda não está pronto, mas já ganha apoio em diversos setores da sociedade. Obviamente que alguns já se aproveitam do assunto para dar suas “cutucadas” no Governo Lula, criticando os projetos sociais em curso no País, bem como a possível ausência de ações que garantam a merecida felicidade.
A Constituição Brasileira já garante um conjunto de direitos fundamentais. Um em específico, a saúde, deve ser garantido por uma série de medidas sociais e econômicas, o que distancia tal conceito do chavão de que saúde é apenas a ausência de doença. Lá, também encontramos garantia de ações em prol da população, por parte do poder público, em áreas como educação, moradia, entre outros.
Em minha humilde e singela interpretação, não é uma PEC como essa que irá promoverr a plena felicidade do cidadão. Acredito piamente no papel institucional do parlamento na garantia do pleno bem estar social, apenas não creio na eficácia de algo deste tipo. Se me fosse dada tal tarefa (garantir a plena felicidade para o povo), precisaria de tempo para pensar, mas não sei se começaria por aí.
Claro é que todos nós concordamos em sermos felizes. Acordamos e nos deitamos pensando nisso, nem que seja apenas por hoje! Mudamos hábitos alimentares, alteramos a disposição dos móveis na casa, compramos livros sobre o assunto, tudo para garantir o sorriso sagrado do dia-a-dia. Mesmo que quimicamente, tentamos descobrir formas de nos alegrar. Cito o químico Joseph Priestley (1733–1804) e a descoberta do óxido nitroso (gás do riso). Quantas vezes já não nos pegamos dizendo: “Eu era feliz e não sabia”. Chegamos a criticar aos que, por exemplo, acordam com uma alegria sobrenatural e logo cedo, nos cumprimentam de forma esfuziante. Sorridentes, não se bastam com um simples levantar de sobrancelhas para dar seu bom dia. Eles nos abraçam, mostram toda sua arcada dentária e batem em nossas costas tal qual uma mãe aguardando o arroto de sua cria. Alguns de nós, acometidos pelo tradicional mau humor matinal, pensam: “Pô, que cara felizão”. Já criamos categorias para os felizes. Um exemplo disso é o que denominamos “bonecão do posto”, adjetivo usado para os que se assemelham aos bonecos que normalmente cumprem um papel publicitário, encontrados em estabelecimentos comerciais. Com braços enormes, movimentados por bombas de ar, estão sempre sorrindo e se movendo freneticamente, tal qual uma bandeira em dia de ventania. Justificamos a escolha de candidatos aos cargos eletivos, pautados no fato de um sorrir mais do que outro. Em concursos de miss, aquela que não é meritória de tal prêmio, recebe a faixa de mais simpática. Bem, tudo isso demonstra o quanto esse assunto está presente em nossas vidas.
Para não ser considerado um marrento, antipático ou ranzinza, optei por dar minha discreta contribuição para o poder legislativo. Caso a PEC venha a ser aprovada, sugiro que sejam aprovadas Leis que componham a CLF (Consolidação das Leis da Felicidade), assim como a CLT cumpriu seu papel na garantia dos direitos trabalhistas. Sugiro algumas normas:
- Fica extinta a segunda divisão nos campeonatos futebolísticos.
- Fica extinta a obrigatoriedade do posto de sogra ser obrigatoriamente ocupado pela mãe do(a) cônjuge. Daqui pra frente, a ocupação do cargo será determinada por livre escolha da parte interessada (o genro ou nora).
- Fica a extinta a prova de conhecimento nos estabelecimentos de ensino de qualquer nível ou para concursos públicos. Deverão ser adotadas novas formas de avaliação como: corrida do saco, campeonato de par ou ímpar, corrida com ovo na colher na boca, jogo de dominó entre outros.
- Ficam extintas as calorias nos alimentos.
Bom, são poucas, mas importantes em minha opinião! O blog está aberto para opiniões. Contribua.
Saudações a todos(as) e muito amor no coração de vocês! Sejam felizes!

Um comentário:

Wilson disse...

Marcão! Tudo bom?
Você acha que a segunda divisão não traz felicidade???? Você não sabe o quanto a nação hexa-rubro-negra ficou feliz no ano passado... hahahaha

Um abraço enorme no coração do amigo e da família!