terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

A música "Parabéns a Você" foi escrita por uma farmacêutica!

Quero dedicar esta postagem aos camaradas Wanderley Gomes, Carlos Scaldaferri e Patrique Lima. Nossos encontros são regados a temas como política, controle social e também sobre farmacêuticos famosos. Sou considerado pelos três como um defensor de que a sociedade chegou até aqui com a interferência, direta ou indireta, de farmacêuticas ou farmacêuticos. Por isso dedico a postagem...pois vem mais uma história.

Falar de farmacêuticos(as) que fizeram a diferença na história, mesmo que não fosse conhecida sua profissão, mereceu neste humilde blog um marcador chamado FARMACÊUTICOS FAMOSOS. Aliás, se quiser saber tudo o que foi publica até aqui sobre o tema, acesso o endereço: 

Pois bem, dando continuidade ao tema, quero lembrar de uma farmacêutica que tem influenciado os aniversários comemorados em todo o Brasil: “Bertha Celeste Homem de Mello”. Possivelmente você não a conhece, mas ela é a autora da famosa cantiga entoada na hora de se “partir o bolo”. Afora todas as variações que essa melodia já teve, em toda comemoração de “compleaños”, como diriam meus amigos espanhóis, costuma-se cantar: “Parabéns pra você, nesta data querida. Muitas felicidades, muitos anos de vida”. Esta é uma versão, ainda que um pouco diferente da originalmente criada por  Bertha, de uma canção consagrada em 1933 numa peça da Broadway intitulada “Happy Birthday to You”. A música surgiu a partir de uma melodia criada em 1875 e registrada, numa outra versão, em 1893 pelas professoras e irmãs Mildred e Patrícia Smith Hill. A versão em português, criada por Bertha, surgiu através de um concurso criado pelo radialista Henrique Foréis Domingues, o “Almirante”, em 1942. Buscando uma versão brasileira para a famosa melodia o concurso acabou por selecionar e premiar (dentre cerca de 5.000 concorrentes) a versão criada pela farmacêutica, que na ocasião usou o codinome Léa Magalhães e que foi escrita da seguinte forma: “Parabéns a você nesta data querida. Muita felicidade. Muitos anos de vida”. O “pique...é pique...é hora” veio depois, não tendo sido escrito por ela.

Bertha, filha de J.J. Homem de Mello e Maria da Conceição Varela Homem de Mello, nasceu em  21 de março de 1902, em Pindamonhangaba – SP e faleceu em 1999. Formou-se em farmácia

Escrevendo a postagem, algumas informações foram encontradas de formas diferentes diversos sites pesquisados:

- O concurso que acabou por premiar Bertha foi feito pela Rádio Nacional segundo algumas fontes e pela Rádio tupi do Rio de Janeiro segundo outros. Além disso, a data do concurso também apresenta divergência: 1942 e 1943.

De qualquer forma, Bertha era farmacêutica...e isso é o que importa!


  
Fontes história e imagem:
http://mundoestranho.abril.com.br/cultura/quem-sao-os-autores-de-parabens-a-voce/
http://www.estadao.com.br/noticias/geral,parabens-a-voce-bertha-de-mello,3965






Nenhum comentário: