quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Serviços Farmacêuticos em Hospitais

Publicado no Editorial  na Revista da Sociedade Brasileiro de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde (R. Bras. Farm. Hosp. Serv. Saúde São Paulo v.2 n.2 1-40 mai./ago 2011)
Disponível em:


Serviços Farmacêuticos em Hospitais

Marco Aurélio Pereira1, José Miguel do Nascimento Júnior2

"O Ministério da Saúde, no final de 2010, publicou a Portaria 4283/10, apresentado à sociedade diretrizes e estratégias para organização, fortalecimento e aprimoramento das ações e serviços de farmácia no âmbito dos hospitais. Além de revogar a Portaria 316/77, que previa a não necessidade de contratação de farmacêuticos em hospitais com menos de 200 leitos, a Port. 4283/10 apresenta o conceito de serviços farmacêuticos em hospitais, enquanto direito da sociedade.

Construída coletivamente, com a participação de entidades representativa dos gestores públicos e privados, trabalhadores, conselhos profissionais e agências reguladoras, a Portaria não pode significar o fim de um processo de discussão, mas sim o início de um amplo debate com a sociedade. A partir de sua publicação, ela passou a ser mais um dos instrumentos na defesa da excelência dos serviços farmacêuticos em hospitais, que deve ser de amplo conhecimento de todos os atores envolvidos com o tema, principalmente os usuários. Neste sentido, o Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos, da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos (DAF/SCTIE) do Ministério da Saúde, realizou o I Fórum de Serviços Farmacêuticos em Hospitais. Contando com mais de 30 entidades/instituições e com 150 inscritos, o Fórum foi organizado para ser um espaço de apresentação de experiências exitosas, bem como de discussão entre gestores de hospitais dos mais diferentes portes, públicos e privados e de diferentes regiões do País. Ficou claro durante o evento, o quanto o profissional farmacêutico tem sido fundamental para o processo de inovação na gestão dos serviços farmacêuticos em hospitais, tendo sido essa a fala de diversos gestores presentes.

A busca por melhores qualificações para os serviços, tanto do ponto de vista de sua estrutura quanto da incorporação de novas tecnologias, o aperfeiçoamento contínuo dos recursos humanos envolvidos e a inserção do Fórum em outras instâncias de discussão foram algumas das propostas aprovadas na plenária final do evento. Com base nessas propostas que o DAF/SCTIE buscará atuar, considerando que a busca pela qualidade na assistência farmacêutica é estratégica para as ações em saúde."

1. Coordenador Geral de Gestão do Departamento de Assistência Farmacêutica; Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde

2. Diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica; Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde

Um comentário:

Belmiro Morgado Junior disse...

A presença e atuação do profissional farmacêutico é imprescindível em hospitais, como também noutros ambientes que ocorrem dispensa e uso de medicamentos: do SDMDU à sistemas mais complexos. Promover o uso racional, identificar possíveis interações, doses ou qquer outro PRM e, intervir, é assumir a responsabilidade como especialista em medicamentos junto a equipe mutiprofissional para que trabalhem de forma interdisciplinar, para controle e até desfecho clínico da doença.